• Detalhes
  • Colégio
  • Creche
  • Jardim Infância
  • 1º Ciclo
  • 2º Ciclo

Contactos

Telefone:
Morada:

 Rua Cesário Verde 395 Pampilheira

2750-657 Cascais

O Parque é um colégio bilingue que promove um ambiente estimulante e inovador. Queremos que cada aluno seja feliz, confiante e curioso, ao mesmo tempo que procura dar o máximo de si mesmo. N’O Parque os alunos adquirem competências que lhes permitem uma aprendizagem contínua e autónoma ao longo do seu percurso de vida, sabendo adaptar-se às diferentes realidades e inovações de um mundo em constante mutação, comportando-se como pessoas íntegras, responsáveis e respeitadoras dos outros. Pretendemos formar crianças curiosas pelo que os rodeia, que procurem as respostas para as suas questões e, não menos importante, crianças muito felizes.
Nas salas de 1 Ano, 18 Meses e 2 Anos a língua utilizada é o Português, com uma pequena introdução da língua inglesa nos 2 Anos. O programa é centrado na criança: é ela que toma a iniciativa na escolha das atividades, sempre orientada e acompanhada por um ambiente e uma rotina cuidadosamente pensada para responder a todas as suas necessidades desenvolvimentais. Os diferentes ritmos de aprendizagem e as motivações pessoais de cada criança ajudam-nos a estruturar um programa individual para cada uma delas, sempre apoiadas por uma equipa preparada para oferecer amor, carinho e o reforço positivo necessário a crianças felizes e confiantes.
No Jardim de Infância damos grande importância à lingua inglesa: nas salas dos 3, 4 e 5 Anos as crianças iniciam a sua educação bilingue, com número de horas progressivas de aulas de inglês. As crianças desta idade são naturalmente curiosas pelo mundo à sua volta - aproveitamos estes interesses para as ajudar a crescer, preparando-as individualmente para uma entrada com confiança e sucesso no 1º Ciclo. Privilegiamos a autonomia e o trabalho de projecto sem nunca esquecer a enorme importância da brincadeira e das aprendizagens lúdicas.
No 1º ciclo as crianças transformam-se em alunos e é essencial que lhe incutamos o gosto por aprender. Para isso, O Parque desenhou um programa bilingue que possibilita que a criança potencialize ao máximo as suas capacidades e a prepare para os desafios futuros. Privilegiamos uma aprendizagem ativa e a pedagogia de projeto onde os alunos são os motores de toda a ação educativa. Os seus interesses e iniciativa determinam os projetos em que se envolvem, sempre orientados pelos professores. Todas as matérias curriculares são abordadas de forma integrada, através de temas e projetos vividos por toda a escola e que atravessam todas as áreas de conhecimento que os alunos devem dominar. O nosso programa encoraja a criatividade, desenvolve diferentes formas de raciocínio e motiva-os para expressarem opiniões e sentimentos. As experiências de aprendizagem que encontram todos os dias n’O Parque são estruturadas de forma a terem o conhecimento, habilidades e desafios necessários para se tornarem alunos motivados, curiosos e independentes. N’O Parque acreditamos que cada aluno é único, com um projeto de vida, ritmo, motivações e estilo de aprendizagem diferente, que é preciso respeitar e por isso a individualização é previligiada.  Ensinamos cada aluno a superar-se a si mesmo e a querer ser sempre melhor, criando um ambiente de motivação pessoal, curiosidade e autoavaliação que os leva a querer saber e ser sempre mais. Por outro lado, todas as áreas do curriculum tornam o programa muito exigente: os alunos mudam de língua de forma natural várias vezes por dia e têm programas específicos e ambiciosos.
prioridade do programa para o 2º ciclo é dar sentido aos conhecimentos já ensinados e aprendidos, relacionando os diversos conhecimentos adquiridos entre si, interligando projectos comuns a diversas disciplinas, articulando teoria e prática. Este programa pedagógico desenhado pel’O Parque continua a permitir que a criança potencialize ao máximo as suas capacidades e se prepare para os desafios da vida futura. Com a introdução da metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) os alunos têm ainda a oportunidade de ver aplicada à realidade as matérias que estão a aprender, pois conseguem relacionar entre si as diferentes disciplinas. No 2º ciclo é dada ainda mais importância à língua Inglesa que ocupa a maior parte do tempo lectivo, sendo, à excepção de Língua Portuguesa, Matemática e História e Geografia, todas as disciplinas leccionadas em Inglês.